A Medicina Tradicional Chinesa nos ensina que o Verão é a adolescência da vida e produz o calor do céu e o fogo na terra. Estas vibrações geram, dos movimentos, o elemento Fogo, das cores, o Vermelho, dos sabores, o Amargo e, das notas musicais, o som do chii que permite que a voz do ser humano exprima a Alegria. Nesta época do ano, o Fogo cria a pulsação dentro do corpo (Coração) e gera o calor das vísceras (Intestino Delgado).

No Verão, o Qi e a vida se manifestam em plenitude. O calor faz desabrochar o Yang que estava guardado na semente da Primavera, constituindo, assim, a estação mais Yangdentre As Cinco Estações – o melhor momento para reconstituir a energia consumida nos meses do Inverno e da Primavera.

O clima é quente, o sol irradiante e as pessoas se sentem mais bem humoradas e atraídas a praticarem atividades ao ar livre. É tempo de expansão, crescimento, maturação, abundância e florescimento. Segundo o Imperador Amarelo:

“Os três meses de Verão chamam-se o período do crescimento luxuriante. As exalações do Céu e da Terra misturam-se e são benéficas. Está tudo em flor e começa a dar frutos.”