Auriculoterapia2019-01-22T14:52:54+00:00

Project Description

Auriculoterapia

As regiões superiores que contém os elementos do Homem são as artérias defronte das orelhas. (Imperador Amarelo)

A Auriculoterapia é uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa, um sistema independente que pode, além de aliviar dores, tratar cerca de 200 enfermidades. Constitui-se como um microsistema, já referido nos textos antigos de Huang Ti Nei Jing, conhecido como o Imperador Amarelo, por volta de 3000 anos atrás.

Segundo manuscritos antigos encontrados na China, o pavilhão auricular possui estreita relação com o resto do corpo. Diversos vasos e canais do membros do corpo, dos olhos, da face e da garganta encontram-se na orelha.

No final dos anos 40, o médico francês Paulo Nogier, desenvolveu um sistema de diagnóstico a partir de diversos estudos em que ele mostra as semelhanças dos pontos da auriculoterapia com a anatomia de um feto.

Nessa perspectiva, podemos tomar como prática massagear e pressionar nossas próprias orelhas para aliviar dores e ativar regiões específicas de nosso corpo.

A auriculoterapia é utilizada para a prevenção e cura de doenças físicas, neurológicas, psíquicas e no alívio de dores e inflamações. Equilibra as emoções como a angústia, a tristeza, o medo, a raiva e a ansiedade. Auxilia no tratamento para parar de fumar, beber e na interrupção do uso de outras drogas, assim como no emagrecimento quando a obesidade está prejudicando a saúde do sujeito.

Importante na regulação de distúrbios hormonais, menstruais, da tireóide e sintomas da menopausa e da infertilidade. Ajuda no tratamento de gastrites, úlceras e problemas digestivos. Alivia as alergias, dermatites, asmas. Complementa o tratamento da hipertensão e da esclerose múltipla.

O médico acupunturista poderá estimular os diversos pontos do pavilhão auricular para tratar, reequilibrar, desistagnar e harmonizar. Ao retornar para casa o paciente poderá dar prosseguimento ao tratamento, pressionando os pontos.

Muitas técnicas e tipos de estímulos são utilizados, mas uma técnica

segura e eficiente é a do uso de sementes duplas estimulando uma área maior que um só ponto

. São os métodos de tratamento mais populares em desenvolvimento nos últimos 25 anos.

Auriculomedicina

É um sistema altamente desenvolvido de diagnóstico e tratamento, utilizado para descobrir doenças em qualquer parte do corpo humano através do exame do pavilhão auricular. Dentro deste sistema da Medicina Tradicional Chinesa, a Profª Huang Li Chun é fundadora e principal promotora dos conhecimentos nesta área, dando origem a um método infinitamente valioso para o diagnóstico e tratamento através do pavilhão auricular.


REFERÊNCIAS

ABBATE, S. Chinese auricular acupunture. New York: CRC Press, 2004.

BONTEMPO, M. Medicina natural. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

CHONGHUO, T. Tratado de medicina chinesa. São Paulo: Roca, 1993.

HECER, H. Microsystems Acupuncture. New York: Thieme Stuttgart, 2006.

HE, Y.; NE, Z. Teoria básica da medicina tradicional chinesa. São Paulo: Atheneu, 1999.

NOGIER, R. Auriculotherapy. New York: Thieme, 2009.

SOUZA, M. Tratado de auriculoterapia. Brasília: Look, 1994.

WEN, T. Acupuntura clássica chinesa. São Paulo: Cultrix, 1985.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Guidelines on Basici Training and Safety in Acunpuncture. Geneva: WHO, 1999.