O período de transição de uma estação a outra constitui-se como uma excelente oportunidade para avaliarmos o nosso estado de saúde e reajustarmos os nossos ritmos naturais de acordo com a Teoria dos Cinco Movimentos e das Cinco Estações.

Do ponto de vista da acupuntura, o Outono é sinónimo de aperfeiçoamento e purificação. É o momento ideal para deixarmos de lado todos os excessos permitidos durante o Verão e nos prepararmos para a energia que precisaremos durante o Inverno.

Na perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa, o ser humano é compreendido como um microcosmo que interage, recebendo e exercendo influência do/sobre o universo. O tempo e o clima, principalmente durante os períodos de  transição de estações, podem influenciar significativamente nos planos de diagnóstico e tratamento.

A transição para o Outono é especialmente importante porque é a passagem de um período de muitos excessos e de muita movimentação de energia para um momento caracterizado por uma maior passividade. Esta alteração tem implicações na forma como nos sentimos, e no processo de prevenção e tratamento de doenças.

Como se manter saudável durante o Outono?

Cada estação está relacionada com um elemento natural, um órgão e uma emoção. O elemento, o órgão e a emoção correspondentes ao Outono são, respectivamente, o metal, o pulmão e a dor que nos acompanha durante toda a estação e nos ajudam a compreender a forma de alcançar o bem-estar.

Com o metal, o pulmão e a dor como nossos guias, reunimos 7 dicas importantes que deve seguir para se manter saudável durante este Outono.

1. Faça uma lista das suas prioridades

O Outono é o momento ideal para reforçar as qualidades influenciadas pelo metal: força, decisão, foco, discernimento. Momento para avaliar o que é realmente importante e o que pode ser descartado na busca de nosso bem estar.

Escreva uma lista das prioridades que realmente merecem a sua atenção e se debruce sobre elas durante a estação. O Outono aumenta a nossa habilidade inata para a concretização de objetivos.

2. Proteja o pescoço

O órgão associado ao Outono, o pulmão, é também o órgão mais exterior e atua como a primeira linha de defesa contra elementos patológicos externos. Com a diminuição das temperaturas e o aumento da intensidade de ventos frios, o pulmão torna-se um órgão ainda mais vulnerável.

Além disso, as energias perversas como o vento e o frio invadem o corpo pela parte de trás do pescoço, o que torna indispensável a protecção desta área durante esta estação.

3. Faça acupressão no ponto P7

Um dos melhores pontos para fortalecer o pulmão é o P7. A sua pressão ajuda em casos de tosse, falta de ar e congestão nasal. É também considerado como um dos pontos mais eficazes para aliviar a dor e a tensão no pescoço.

A proteção da área do pescoço, conforme mencionado anteriormente, junto com a prática da acupressão no ponto P7 podem prevenir enfermidades e proteger a região dos efeitos do frio, da dor e da tensão.

Para o localizar, comece por fazer o sinal de “OK” com o polegar para cima. Na base do polegar vai encontrar uma depressão e se a partir daí subir aproximadamente dois dedos no braço, encontra o ponto P7 (identificado a vermelho na imagem).

4. Mantenha o organismo hidratado

A sensação de secura é comum no Outono. Uma vez que o pulmão é o órgão mais exterior, é também o órgão que mais se relaciona com a pele. Neste período ela pode ficar mais seca e mais vulnerável a irritações. Beba muita água e mantenha a sua pele hidratada.

Outra boa razão para se manter hidratada é a regulação do trânsito intestinal. O intestino grosso é o órgão associado ao pulmão e observa-se, nesta época do ano, uma maior incidência de problemas de prisão de ventre.

5. Reflita sobre o que lhe causa tristeza

A emoção associada ao Outono é a tristeza. Por esta razão, é um período do ano importante para olharmos para nós mesmos e refletirmos sobre situações emocionais que ficaram pendentes. Isso pode representar a necessidade de ajustes interno, uma vez que a energia e o bom humor vividos durante o Verão, tendem a sofrer transformações. É comum ficarmos pensativos e reflexivos durante o outono.

A incapacidade para se adaptar a esta mudança emocional pode gerar desequilíbrios energéticos o que exige que tenhamos maior atenção e busquemos uma consciência sobre nossa mente/corpo/espírito.

6. Coma refeições quentes

 As saladas frias, cruas e refrescantes não são recomendadas durante o Outono. Da mesma forma que necessitamos manter os nossos corpos quentes por fora, precisamos de mantê-los aquecidos internamente.

No Outono, o ideal é comer alimento cozidos. Faça uma avaliação com um profissional da Medicina Tradicional Chinesa e verifique a possibilidade de trocar as saladas por vegetais assados no forno ou arroz integral. A cebola, o gengibre, o alho e a mostarda podem equilibrar o fluxo de energia do pulmão.

A beterraba, o nabo, a cenoura, a batata-doce ou a abóbora são excelentes alternativas, assim como as frutas deste período do ano.

Desejamos-lhe um Outono feliz e saudável!

Adaptado de: 7 Acupuncture Tips for A Healthy Fall de Sara Calabro


Escrito por: Monica Cruvinel